Transforme seu quarto no ambiente ideal para dormir

ambiente ideal para dormir

 

A vida moderna é extremamente corrida. Agenda cheia, trabalho, trânsito, academia e faculdade são apenas alguns dos vários itens que compõem a rotina cansativa de muitos de nós. Ao final do dia, o maior desejo de muitos é apenas chegar em casa e descansar. Afinal, nada melhor do que aquela sensação de poder se jogar na cama depois de um dia intenso, não é mesmo?


Mas o problema é que muita gente, mesmo estando cansada, não consegue pregar os olhos. Isso acontece porque o sono não é feito apenas de vontade, mas uma combinação de fatores. Em alguns casos, os distúrbios acabam atrapalhando o descanso, sendo necessário apoio médico para resolver a questão. Porém, em outros casos é o próprio quarto que atrapalha na hora de dormir. A Zissou trouxe algumas dicas que podem ajudar você a criar o ambiente perfeito para ter seu merecido descanso. Confira!


O AMBIENTE IDEAL PARA DORMIR

 

Uma série de fatores pode estar tirando o seu sono. Ainda bem que é bem simples resolvê-los. Algumas correções podem ser feitas hoje mesmo, trazendo o “clima” que você precisa para dormir. Veja quais são os cinco itens principais que podem ajudar nessa tarefa:


1 - Luminosidade

 

Nosso corpo é influenciado pelo ambiente. Quando escurece, a tendência é que ele vá se preparando para dormir. E o contrário também acontece. Ou seja, se o seu quarto tem luz em excesso, seu organismo pode estar interpretando que é hora de despertar. Então, ao anoitecer hoje, faça uma “perícia” no ambiente. Feche a porta e as cortinas, avaliando se tudo ali está realmente escuro. Às vezes, trocar o tecido mais fino por uma que impeça de forma mais efetiva a passagem da luz, como um blackout, pode ser o suficiente para resolver o problema. Além disso, fique atento aos detalhes. Até aquelas luzes menores, que vêm de relógios com LED, ou até do aparelho de TV podem influenciar. Então é importante desligá-los.


2 - Ruídos

 

Barulhos podem ser os responsáveis pela dificuldade de dormir. Por isso, é interessante se livrar deles na hora do sono. Se você mora em uma rua com grande fluxo de veículos, busque instalar vidros duplos, que podem isolar os ruídos vindos do ambiente externo. E fique atento também aos barulhos incomodativos que podem estar dentro de casa, como alertas do celular ou televisão. O ideal é que eles sejam silenciados a partir de um determinado horário para que não o atrapalhem.


Mas, apesar de alguns sons do smartphone dificultarem o sono, outros podem ser até benéficos. São os chamados “ruídos brancos”. São bem suaves, como vento, chuva ou ondas do mar, que acalmam e ainda ajudam a “mascarar” os sons vindos da rua. E também vale lembrar que, para algumas pessoas, ASMR também pode ajudar. Saiba mais sobre ele aqui.


3 - Temperatura

 

Você é daqueles que cobre o corpo todo e deixa apenas a perna de fora? Pois é, cada um tem manias próprias na hora de dormir, mas sabia que a ciência mostrou que existe uma temperatura certa para dormir? Ela varia de 18º a 21º C, ou seja, bem ameno. Geralmente, homens e mulheres divergem nesse assunto, então para haver consenso o ideal é optar pelo meio termo.


Na hora de ir para a cama, fique atento também ao que veste e ao seu cobertor. Se você escolhe uma roupa que não traz proteção suficiente e opta apenas por usar um lençol, pode acabar sentindo frio durante a noite e acabar acordando por causa disso. E o contrário também acontece. Muita gente vai dormir com cobertas pesadas e passa calor, o que também faz despertar. Por isso, o equilíbrio é importante.


4 - Travesseiro

 

O travesseiro é um outro item importante que precisa de atenção, pois ele pode estar deixando você desconfortável e atrasando ainda mais o sono. Nós já demos algumas dicas aqui de como escolher o travesseiro ideal, mas vale relembrar que a escolha varia de acordo com as necessidades de cada um, sendo que a distância entre a face e o ombro deve ser respeitada, sendo que a coluna, para quem dorme de lado, deve ficar sempre reta.


Mas, se na hora da compra surgirem dúvidas, a nossa sugestão é simples: Zissou. E nós explicamos o motivo. O travesseiro aqui é personalizável. Você define o conforto que deseja conforme a combinação de camadas escolhida, podendo optar por aquela que mais se adapta à curvatura do seu corpo.


São três partes: duas de plush, fabricadas com 5,5 centímetros de viscoelástico de memória responsiva, que trazem a maciez, e uma “nas nuvens”, de 3 centímetros, que é fabricada no mesmo material, porém é mais fina. Assim, você une o que deseja, regulando a altura e a combinação que é melhor para você, colocando dentro da capa própria para isso, que é feita com algodão 300 fios e recheada com fibra siliconizada, uma combinação que traz um toque macio e mantém o frescor.


Para saber mais detalhes e comprar o seu agora, acesse a nossa página de produtos.


5 - Colchão

 

Revirar-se de um lado para o outro, acordar com dores ou mais cansado do que quando deitou não é algo normal. E o culpado pode ser o colchão. Então, se já está na hora de trocar o seu, busque uma opção que ofereça conforto, mas também o apoio que o seu corpo e, principalmente, a coluna precisam, como o Colchão Zissou. Ele é formado por 3 camadas: látex hipoalergênico, viscoelástico de memória responsiva e espuma de poliuretano, que trazem aquela sensação de abraço, mas também suporte, sem ser mole nem duro demais. Ele também evita ondas de movimento, que é o que faz você acordar quando quem dorme do seu lado resolve levantar durante a noite, e não esquenta. Feito em uma das melhores fábricas dos Estados Unidos, utiliza apenas matérias-primas premium e passa por inúmeros testes para que saia da fábrica impecável. Ou seja, ideal para você dormir melhor.


Para conhecer cada detalhe e descobrir como comprar o seu, acesse nossa página de produtos.

 

DICAS EXTRAS

 

.Ambientes bagunçados causam agitação e ansiedade. Então, antes de deitar, é melhor guardar tudo o que esteja fora do lugar. Com tudo arrumado, você tem uma sensação de tranquilidade e já faz sua “iniciação” para a hora do sono.


.Tem costume de dar uma última checada nos e-mails ou redes sociais na cama? Então é melhor ir abandonando esse hábito se você quer dormir melhor. Estudos mostram que a luz azul, que é emitida por aparelhos eletrônicos, como o smartphone, tablet, computador ou televisão, atrapalham a produção de melatonina, que é o hormônio do sono. O ideal é evitá-los perto da hora de dormir.


.Aromas, como camomila e jasmim, ajudam a reduzir a frequência cardíaca e ajudam a relaxar? Aposte neles!


.A decoração também pode influenciar. Cores como azul, cinza, lilás e verde, em tons claros, acalmam, enquanto outras, como o amarelo mais vivo, é ligado à concentração, ou seja, não é o mais ideal para quem quer criar um ambiente de aconchego e relaxamento. Além disso, na hora de escolher a iluminação, aposte nas lâmpadas mais amareladas, pois, como explicado acima, a luz azul atrapalha um pouco o relógio biológico.

 

Pronto, agora você já tem todas as dicas para fazer do seu quarto o ambiente para dormir melhor :)