Insônia, sonambulismo, apneia do sono...entenda melhor como essas condições podem impactar no seu dia a dia e como contorná-las

 

E aí, dormiu bem na última noite? Se a resposta for não, saiba que você não está sozinho. Dados apontam que 45% da população mundial têm dificuldades para dormir. E não são poucos os motivos que podem estar causando o problema: hoje, existem mais de cem distúrbios do sono conhecidos.

 

Distúrbios do sono

 

Um dos distúrbios que, literalmente, mais tira o sono das pessoas é a insônia. Só no Brasil, são 80 milhões de pessoas são afetadas por esse problema. Mas engana-se quem pensa que quem tem insônia simplesmente não consegue pregar os olhos: alguns, sim, têm dificuldade para adormecer, já outros não conseguem permanecer dormindo, acordam no meio da noite ou cedo demais pela manhã.

 

Claro, vale lembrar que todos temos dificuldades de vez em quando para conseguir dormir bem. Um problema no trabalho, uma discussão com uma pessoa que gostamos, estresse gerado por situações cotidianas e muitas outras situações do dia a dia podem atrapalhar o descanso. Mas, com o tempo, essa inquietação diminui e a dificuldade que estava tendo para fechar os olhos e relaxar desaparece. Agora, se você não consegue ter uma noite de descanso realmente reparadora pelo menos três noites por semana por mais de três meses, é um alerta de que é preciso buscar um médico. Além do dia seguinte ser bastante difícil, isso pode trazer diversas complicações para a saúde no médio e longo prazo.

 

As razões para se ter insônia ainda são incertas. Um dos fatores conhecidos é a genética - 28 a 45% de taxa de transmissão de pai para filho. Essas taxas, apesar de serem bastante significativas, também revelam que a maioria dos casos não estão associados a herdabilidade genética, mas a outros gatilhos:

 

- fatores psicológicos: preocupação, sofrimento emocional, ansiedade;

 

- fatores médicos: sintomas de doenças, como Parkinson, ou efeito colateral de algum remédio;

 

- ambientais: colchão ou travesseiro inadequado, temperatura alta ou baixa demais, excesso de luz no ambiente ou ruídos, como sirenes, aparelhos domésticos, passos do vizinho de cima e até o ronco do companheiro.

 

Existem também os chamados “sintomas despertadores”, que são causados por problemas físicos e que precisam ser tratados para evitar que atrapalhem o sono, como vontade de urinar repetidas vezes durante a noite, alguma dor, sede, transpiração em excesso, algum tipo de queimação e até coração acelerado.

 

O primeiro passo para tentar melhorar o quadro de insônia é identificar qual dos problemas têm gerado essa dificuldade na hora de dormir. Alguns “rituais”, como preparar um ambiente agradável para o relaxamento, evitar coisas que possam ser estimulantes perto da hora de deitar-se, como cafeína, comidas pesadas, atividades físicas intensas, smartphones e preocupações, além de tomar um banho quente e uma bebida como leite morno ou chás calmantes podem ajudar quem está passando por problemas para dormir.  Se o problema estiver persistindo e passar a afetar sua qualidade de vida, não deixe de procurar um médico.

 

OUTROS DISTÚRBIOS DO SONO

 

Além da insônia, problema bastante conhecido por ser muito comum em indivíduos de várias idades, existem outros distúrbios que atrapalham o sono. Saiba mais sobre eles clicando nos links abaixo:

 

- Sonambulismo

- Apneia do sono

- Bruxismo

- Narcolepsia

 

Agora você já conhece um pouco mais sobre os principais distúrbios do sono, É hora de cuidar-se! Mais que relaxar da correria cotidiana, levando uma vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos, é extremamente importante que você tenha qualidade na hora de dormir. E nisso a Zissou pode dar uma mãozinha: temos o colchão ideal para dormir e viver. Conheça todos os tamanhos disponíveis e escolha o que fica perfeito para você. Ah, e quando o assunto é composição, não se preocupe. Trabalhamos um ano inteirinho buscando a composição adequada para o estilo de vida e clima brasileiro. São três camadas especialmente pensadas para o seu conforto. Saiba mais e surpreenda-se! ;)