Qual é a influência do sono para a produtividade nos estudos?

dormir e estudar

 

Na vida de estudante, passar a noite acordado revendo os conteúdos para uma prova importante pode ser algo bem comum. Provavelmente você, que está lendo este texto, já fez isso pelo menos uma vez. Ou várias. Existem até técnicas na internet que prometem ajudar a tirar o sono na hora de estudar.


Seria um sonho pensar em uma “pílula” que fizesse você assimilar todo aquele conteúdo complicado? Bom, talvez o segredo para tornar isso mais fácil esteja mais perto de você do que pode imaginar: o sono. Quer entender melhor a relação entre tudo isso? Nós explicamos para você!


SONO E CONHECIMENTO

 

Dormir bem é vital para ter disposição para encarar qualquer desafio, inclusive uma prova difícil. É o sono que cria conexões entre as informações que temos em nosso cérebro que não são tão óbvias enquanto estamos acordados. Isso acontece porque o sono REM ajuda a organizar os conteúdos vistos na sua cabeça e ainda inspira a criatividade, ajudando na solução de problemas que antes pareciam impossíveis.


Para Matthew Walker, professor PhD de neurociência da Universidade da Califórnia e autor do livro Why We Sleep, é nessa parte que o cérebro humano se diferencia de um computador. A máquina pode armazenar milhares de arquivos individuais com extrema precisão, mas não conseguem interligá-los de forma inteligente, associando-os. E o sono, em especial na fase REM, faz a “alquimia” de todas as informações.


Um experimento realizado fez com que um grupo de pessoas tivessem que resolver problemas utilizando fórmulas. O que os participantes não sabiam é que havia uma espécie de atalho, uma regra que era comum em todos os problemas. Quem descobrisse isso conseguiria resolver as questões em muito menos tempo. Depois que todos realizassem várias das questões, eles iriam parar por doze horas e voltariam para mais uma rodada de testes.


Alguns participantes usaram o tempo para outras atividades, enquanto outros puderam aproveitar para dormir uma noite inteira - 8 horas de sono. Da parcela que não dormiu, mesmo tendo tempo para trocar uma ideia com os outros participantes, o que poderia fazer chegar mais rápido a uma conclusão, apenas 20% conseguiu achar o atalho. Já para os que tinham aproveitado para descansar, os resultados foram muito melhores: 60%.


Outro bom exemplo citado por Walker sobre o poder do sono no aprendizado é a forma com que os bebês aprendem com facilidade novas palavras. Esse rapidez pode estar ligada ao sono REM, que predominante nessa fase da vida, e tem papel importante no desenvolvimento da linguagem. Ou seja, desde o início da vida, lá nas primeiras lições que aprendemos, o sono já foi importante - e continua sendo até agora.


MEMÓRIAS

 

Um assunto que já falamos por aqui, mas que vale ser relembrado, é a função do sono REM para nossas memórias. Assim como ele serve para curar feridas, enviando as lembranças ruins ou desnecessárias para a lixeira, ele também tem a função de processar todas as memórias importantes e gravá-las em nosso “HD” interno.


E QUAL É O MELHOR HORÁRIO PARA ESTUDAR?

 

Essa já é uma pergunta mais complicada para se responder, afinal depende muito do seu perfil. Como é possível imaginar, algumas pessoas têm maior rendimento no período da manhã, outras à tarde e ainda há algumas que são mais produtivas durante a noite, mesmo que, de forma geral, o ser humano tenha a tendência de ser influenciado pelo ritmo circadiano, que faz com que o pico de energia acompanhe o sol, ou seja, meio-dia, e que, ao escurecer, seja o horário mais indicado para o descanso.


Mas isso tudo é muito particular. Então, o interessante é observar seus hábitos durante um período de 15 dias, anotando como se sente em cada período, podendo identificar depois desse tempo quando você se sentiu mais cansado e distraído, evitando estudar nesses horários.


Aproveite para criar uma rotina, usando esses momentos de melhor rendimento para focar nos livros, além de, é claro, usar bem o período que está na escola, faculdade ou cursinho, para absorver todas aquelas informações que serão reorganizadas mais tarde, durante uma boa noite de sono.


ZISSOU

 

 

Agora você já sabe que para ir bem nas provas, não adianta passar noites em claro estudando, afinal, quem vai ajudar com que tudo aquilo que você aprenda realmente fique na sua cabeça e vai dar aquele empurrãozinho para ajudar a resolver as provas mais difíceis das matérias de exatas é o sono. Mas, claro, para dormir bem, você precisa de um ótimo colchão e um excelente travesseiro.


Calma, não precisa se preocupar, nós temos a solução ideal a poucos cliques de você: Zissou. Resultados de testes e muitas pesquisas, desenvolvemos combinações perfeitas para essa dupla tão importante para o seu sono. Quer conhecer mais detalhes? Visite nosso site!