Sem dúvidas você já deve ter ouvido a expressão “sono da beleza”. Pois é, muito mais que cremes, tratamentos estéticos, cirurgias plásticas, estilo de vida saudável ou a benção da genética, saiba que esse também pode ser um fator que pode contribuir - e muito - na aparência de qualquer um. Não, ele não é mito e já foi comprovado cientificamente. Ficou curioso e quer saber como acordar amanhã mesmo mais pleno? Então confira!

 

Sono da beleza: mito ou verdade?

 

SONO E APARÊNCIA: QUAL A RELAÇÃO?

 

A sua avó já deveria falar de sono da beleza, não é mesmo? Saiba que tão antigo quanto eficiente, esse truque intrigou alguns estudiosos que resolveram pôr à prova essa dica para ver se ela é realmente tão eficaz assim. Dra. Tina Sundelin foi uma delas. A pesquisadora do departamento de Neurociência Clínica Instituto Karolinska, da Suécia, selecionou um grupo com 25 homens e mulheres saudáveis de 18 a 31 anos.

 

Eles foram todos fotografados duas vezes com condições idênticas: iluminação interna, mesmo horário, cabelos soltos, sem maquiagem ou barba. Em uma das sessões, os participantes tiveram cinco horas de sono antes de irem para a frente da câmera. Já na outra, os mesmos indivíduos tiveram oito horas completas de sono. As sessões foram “misturadas” e, sem saber sobre o que o grupo de modelos havia passado, outros 122 participantes entraram em cena para atuarem como juízes. Eles viram os conjuntos de fotos sem uma ordem estabelecida e deveriam classificá-las em três quesitos: saúde, cansaço e atratividade.

 

As pontuações foram reveladoras: os rostos retratados após uma noite de sono mais curta foram avaliados como mais fatigados, menos saudáveis e menos atraentes em comparação com a imagem do mesmo modelo após oito horas inteiras de descanso. Os avaliadores também se mostraram menos interessados em socializar com as pessoas que pareciam cansadas e menos saudáveis. Dra. Sundelin, assim, pode realmente confirmar que o sono é um agente “embelezador”.

 

E tudo isso tem relação até com a nossa evolução. Um rosto que aparentemente não é saudável - por privação do sono ou outro fator - ativa os mecanismos de defesa do outro indivíduo, que são usados geralmente para evitar doenças. É natural buscar por quem tenha mais vitalidade e energia.

 

Sono da beleza: quais os impactos

Durma 8 horas por noite

 

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